IPVA 2020 DF DETRAN – Consultar Valor, Calendário, Como Pagar

O IPVA 2020 DF é um tributo obrigatório para todos os proprietários de veículos automotores do estado do Distrito Federal. É muito importante que você realize o pagamento do Imposto para que não haja nenhuma complicação e você fique apto a circular por todo o estado.

O imposto é cobrado anualmente e valor varia bastante de acordo ao ano e marca do veiculo. O tributo poderá ser pago por meio de cota unica ou parcelada.

A seguir você terá conhecimento de todas as informações referente ao Detran DF IPVA, sabendo assim como o tributo é aplicado no estado, onde efetuar o pagamento, consultar IPVA DF e muito mais. Confira atentamente os tópicos seguir.

Detran DF IPVA

O Detran do Distrito Federal é o órgão responsável pela fiscalização do transito terrestre em todo território da capital do país. O órgão tem atribuições importantíssimas para o transito, pois por meio dele é possível realizar:

  • Primeira Habilitação;
  • Reciclagem;
  • Vistorias, emplacamentos e inspeções;
  • Autuação e aplicação de medidas administrativas;
IPVA 2020 DF Detran

Além disso, o órgão é o receptor de todas as taxas de pagamento do Seguro DPVAT e do IPVA. Para mais informações acesse o site do Detran IPVA DF ou veja os dados abaixo de como entrar em contato ou ir até o local do Detran do estado.

  • Endereço: STRC Trecho 1 – Zona Industrial, Brasília – DF, 70297-400;
  • Horário de Atendimento: 08:00–18:00;
  • Telefone: (61) 3905-5926.

Como consultar o valor do IPVA DF?

A consulta do IPVA 2020 DF é necessário que todos os contribuinte a realizem, pois é por meio dela que ficam sabendo todas as informações referente ao veiculo. Com o acesso da internet ficou muito mais fácil realizar esse procedimento. Pois não será preciso ir até a unidade do Detran para obter uma simples informação.

Veja também:

Para realizar a consulta é necessário que o contribuinte do imposto tenha acesso a internet em um computado ou algum dispositivo móvel. Separamos um passo a passo afins de orienta-lo a realizar a consulta. Acompanhe:

IPVA 2020 DF Detran

Passo 1: O primeiro passo a ser dado é acessar o site do Detran DF IPVA  por meio do link a seguir: www.detran.df.gov.br e espere a pagina carregar completamente para ter acesso.


Passo 2: Feito isso, é preciso informar o número da placa e do Renavam do veículo e clique na opção “CONSULTAR”


Passo 3: Em alguns segundos uma nova página será carregada e mostrará todas as informações relacionadas à situação do veículo. Dessa maneira, se o seu veiculo estiver com alguma dívida pendente, será possível observar, inclusive o valor a ser pago de IPVA DF.


Calendário de Pagamento IPVA 2020 DF

Outro requisito bastante importante para os proprietários de veículos automotores é o calendário de pagamento do IPVA 2020 DF.  Pois é através dele que os contribuintes se atentarão ao pagamento do Imposto de acordo com a terminação da placa de seus veículos.

Após visualizar a data de pagamento do IPVA DF 2020 é preciso que escolha o método de pagamento desejado. O Detran disponibiliza dois métodos. Confira:

  • Cota Única: De uma só vez,  onde é possível obter um desconto de até 5% sob o valor total do imposto;
  • Parcelada: Parcelar o valor em três meses.

Como pagar o IPVA DF?

É de suma importância que os motoristas realizem o pagamento do IPVA 2020 DF pois através desse pagamento regulariza o seu veiculo a transitar por todo território nacional.

Para para o tributo é preciso que você tenha o guia de pagamento em mãos e vá até em uma das agencias a seguir:

  • Banco do Brasil;
  • Bradesco;
  • Santander;
  • Unibanco;
  • Lotéricas da CAIXA.

Além disso, o pagamento poderá ser realizado por meio da Internet Banking, no qual é preciso que o contribuinte tenha o cadastro de acesso a internet em algum desses bancos acima.

Após o pagamento você receberá um documento comprovando o pagamento do IPVA DF 2020.

O não pagamento desse tributo resultará em diversas consequências para o motorista, pois o veiculo estará sujeito a multas e apreensão. Além disso, o contribuinte poderá ter o seu nome incluso na divida ativa do estado do Distrito Federal.


Após saber essas informações, não esqueça de ver qual a data de pagar o tributo e efetuar o pagamento do imposto na data estabelecida para que não haja nenhuma complicação.

Caso tenha alguma dúvida a respeito do que foi tratado acima deixe o seu recado agora mesmo para que possamos esclarece-lo o mais breve possível.

Deixe um comentário