IPVA 2020 MT DETRAN – Consultar Valor, Calendário, Como Pagar

Assim que um cidadão habilitado compra um veículo automotor, o mesmo sabe que estará carregando uma série de responsabilidades para arcar, sendo que uma das principais delas é o pagamento do IPVA 2020 MT. Este imposto deve ser pago obrigatoriamente todos os anos, juntamente ao Licenciamento e DPVAT.

Existem dois órgão responsáveis por administrar todos os processos relacionados ao Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA), são ele: o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e a Secretaria da Fazenda (Sefaz).

O artigo a seguir será perfeito para os cidadãos do estado do Mato Grosso que desejam saber mais a respeito do IPVA Detran MT. Portanto, continue lendo o texto abaixo e entenda mais sobre o órgão, como consultar os débitos de seu veículo e como pagá-los. Vamos lá!

Detran MT IPVA

O IPVA Detran MT é sigla dada para Departamento Estadual de Trânsito do Mato Grosso. Este órgão tem a missão de fiscalizar e administrar o trânsito de veículos nas vias e rodovias do estado, assim como também monitorar os seus motoristas.

IPVA 2020 MT Detran

Ele também fica responsável por recolher as alíquotas oriundas do IPVA 2020 MT e a divisão é feita da seguinte maneira: 50% do valor vai para o cofre do estado e os outros 50% permanece no município onde o veículo foi licenciado.

Veja também:

Com o dinheiro arrecadado pela cobrança do Imposto, o Governo de cada cidade consegue aplicar melhorias em diversos setores. Confira alguns dos principais:

  • Melhorias na educação básica;
  • Melhorias nas redes de saúde
  • Melhorias nas redes de esgoto e saneamento básico;
  • Reparação e criação de novas vias e rodovias;
  • Outras.

Qualquer pendência relacionada ao IPVA Mato Grosso deverá ser tratada com o Departamento Estadual de Trânsito. E para facilitar o seu contato com a instituição, abaixo separamos alguns dados importantes. Confira:

  • Endereço: Av. Dr. Hélio Ribeiro, 1000 – Res. Paiaguás – Cuiabá – MT;
  • Horário de Atendimento: Segunda à Sexta – 12:00 às 18:00;
  • Telefone(65) 3615-4800.

Uma informação importante de ressaltar é a de que o Detran MT não funciona durante os Sábados e Domingos. Portanto, caso ocorra um imprevisto com o seu veículo em um fim de semana que só pode ser resolvido com o órgão, você deverá aguardar até o dia em que o mesmo voltará a funcionar.

Como consultar o valor do IPVA MT?

O motorista que preza pela regularidade de seu veículo deve sempre manter-se informado quanto a situação do mesmo. E uma boa maneira de saber se há algum pendência ou alguma multa a ser paga é por meio da consulta IPVA 2020 MT, através do site do Detran.

Para facilitar o seu entendimento, abaixo elaboramos um rápido passo a passo que você possa consultar IPVA MT. Acompanhe:

IPVA 2020 MT Detran

Passo 01. Primeiramente acesse o site do Departamento Estadual de Trânsito do Mato Grosso através do endereço https://www.detran.mt.gov.br/;


Passo 02. Após a página carregar, localize o quadro azul ao lado direito da tela “Consulte Seu Veículo” e preencha os campos com os dados solicitados. (Placa/RENAVAM);


Passo 03. Por fim, clique em “Consultar”.


Pronto! Após ter seguido os passos ensinados acima, você poderá visualizar todos os débitos pendentes de seu veículo, inclusive o valor e a data para pagar o seu IPVA MT.

Calendário de Pagamento IPVA 2020 MT

Todos os anos, os estados brasileiros ficam responsáveis por divulgar o calendário do IPVA 2020 MT com as datas devidamente atualizadas. Este calendário foi criado para estabelecer as datas em que o imposto de cada veículo deverá ser pago. E com o estado de Mato Grosso não poderia ser diferente.

Assim que a tabela IPVA 2020 MT divulgada, os motoristas precisam se atentar para conferir a tabela e se basear de acordo com o número final da placa de seu automóvel. Para que você entenda melhor, o processo funciona, hipoteticamente, da seguinte maneira: Se o emplacamento de seu veículo termina com o dígito “5”, na tabela existirá uma data específica para que você pague o seu imposto.

E se você deseja saber como quitar a dívida do seu Sefaz MT IPVA, saiba que o tópico abaixo será de grande ajuda!

Como pagar o IPVA MT?

Pagar o Sefaz IPVA MT é a obrigação anual de todo proprietário de veículo automotor, afinal, deixar de realizar esta operação poderá trazer uma série de dor de cabeças ao mesmo. Existem dois meios de estar quitando estas dívida, são eles:

  • Parceladamente;
  • Cota única.

Os motoristas que optarem em fazer o pagamento em cota única recebem um desconto de 3% à 5% no valor total da dívida. Já os que optarem pelo parcelamento IPVA MT, infelizmente, não podem desfrutar deste desconto.

Como mencionamos anteriormente, deixar de pagar o imposto de seu veículo, poderá trazer uma grande dor de cabeça, afinal, circular com o veículo irregular é considerado como infração gravíssima. Caso seja parado em uma blitz, por exemplo, além da multa, o automóvel poderá ser apreendido e levado para o pátio do Detran.

Lembrando também proprietário poderá entrar em situação de IPVA dívida ativa MT. Portanto, atente-se para não se enquadrar em nenhuma das situações acima.


Depois de consultar estas valiosas informações a respeito do IPVA 2020 MT, esperamos que não tenha lhe restado nenhum tipo de dúvida. Mas caso ainda tenha alguma pergunta a fazer, bastar deixá-la em um comentário abaixo e aguardar que responderemos assim que possível. Obrigado!

Deixe um comentário