IPVA 2020 PR DETRAN – Consultar Valor, Calendário, Como Pagar

O IPVA 2020 PR é um imposto obrigatório anual, cobrado para todos os condutores de veículos automotores, que transitam em vias terrestres, como moto ou carro, por exemplo. Dessa forma, se você tem um carro, moto, caminhão, por exemplo, precisará pagar o valor de acordo com o ano de fabricação e a idade de sua propriedade.

Deixar de pagar este tributo pode implicar em uma série de consequências negativas, como perda de pontos na carteira e a apreensão do veículo do proprietário. Então, é de suma importância ficar sempre atento quanto a situação do seu veículo, afinal, não será nada legal ter o seu automóvel apreendido em uma blitz do Detran PR IPVA por causa de uma irregularidade.

A maioria dos condutores não estão familiarizados com o IPVA PR 2020, e é por causa disso, que elaboramos este artigo repleto de informações e dicas úteis sobre o imposto. Nas próximas linhas desse artigo, iremos te ensinar como realizar a consulta, para que serve o calendário e como realizar o pagamento. Confira!

Detran PR IPVA

O IPVA ou Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, recai sobre os condutores que possuem carros, motos, caminhões e veículos similares. A cobrança do imposto é feita anualmente pela SEFAZ PR – Secretaria da Fazenda do Paraná (e não pelo Detran PR IPVA 2020), para que o motorista possa realizar a renovação do licenciamento do veículo.

IPVA 2020 PR Detran

Sem esse documento, os condutores estarão sujeitos a receber multas e perder pontos na carteira de motorista.

Logo abaixo você poderá verificar o endereço, telefone e local de atendimento da SEFAZ PR:

  • Endereço: Av. Vicente Machado, 445 – Centro, Curitiba – PR
  • Horário de Atendimento: 08h30 ás 18h
  • Telefone: (41) 3235-8000

Como consultar o valor do IPVA PR?

A consulta IPVA 2020 PR pode ser realizada de forma online, através do site do Sefaz do Paraná. Antigamente, para saber o valor do imposto a ser quitado era necessário ir até o Detran e enfrentar uma fila enorme.

Mas hoje em dia, com a ajuda da internet, esse cenário mudou. Tudo que o proprietário do veículo precisa é de um computador e uma boa conexão com a internet, além das informações do veículo que deseja consultar.

Veja também:

Para facilitar ainda mais todo o processo da sua consulta IPVA PR no site do Detran Paraná, elaboramos um passo a passo bem fácil. Basta ler com atenção e seguir todas as orientações e dicas que daremos logo abaixo. Confira:

IPVA 2020 PR Detran

Passo 1: Com a aba do seu navegador aberta e na barra de endereço, digite: www.fazenda.pr.gov.br. Clique em Ir e espere a página carregar.


Passo 2: Assim que a página carregar, você irá visualizar todas as informações que a página disponibiliza. Insira as informações pedidas nos campos localizados no centro da tela. Será necessário também informar o número do RENAVAM do automóvel a ser consultado, a data de pagamento e o código da imagem de controle. Depois de preencher todos os campos, clique em Consultar.


Passo 3: Em poucos segundos você irá visualizar o valor a ser pago de IPVA no ano consultado do veículo.


É importante frisar que o IPVA 2020 PR poderá ser pago em cota única ou parcelado em três vezes. Veja qual é a opção de pagamento mais confortável para a sua situação financeira.

Calendário de Pagamento IPVA 2020 PR

O calendário IPVA 2020 PR serve para que o condutor tenha uma noção das datas de pagamento conforme a terminação da placa do seu automóvel e a forma como irá pagar o imposto.

O calendário de Pagamento IPVA PR foi criado pelo fato das datas de pagamento serem diferentes para quem escolheu pagar de forma única e para quem escolheu pagar de forma parcelada, deste modo ficará mais fácil administrar os valores.

O proprietário do veículo deverá consultar a tabela IPVA 2020 PR e verificar as informações de acordo com o seu automóvel e a forma de pagamento. Dessa forma, o condutor saberá qual será o dia de pagamento levando em consideração a forma de pagamento que vai ser utilizada.

Como pagar o IPVA PR?

O pagamento IPVA 2020 PR poderá ser feito em qualquer agência bancária dessas instituições financeiras abaixo:

  • Bradesco;
  • Banco do Brasil;
  • Caixa;
  • Itaú Unibanco.

Com a guia de pagamento e os documentos dos veículos em mãos, o condutor deverá sanar a sua dívida na unidade mais próxima. Logo abaixo iremos explicar como  exatamente o que você precisa fazer:


Passo 1:  Será necessário que você imprima a guia de pagamento no site do Sefaz PR: www.fazenda.pr.gov.br, seguindo os mesmos passos que explicamos no tópico anterior.


Passo 2: Logo após, com a guia em mãos, se dirija até uma agência mais próxima e informe o interesse em quitar a dívida. Escolha a forma de pagamento e entregue os documentos e o valor para o funcionário.


Passo 3: Assim que o pagamento for realizado, o condutor receberá um recibo comprovando o pagamento do imposto.


Viu como é fácil? Se você quitou o IPVA 2020 Paraná por cota única, só deverá se preocupar com o tributo no ano próximo ano. Caso tenha escolhido pagar na forma parcelada, não se esqueça das datas de pagamento para não se perder.

Caso tenha ficado com alguma dúvida sobre o artigo IPVA 2020 PR, é só deixar um comentário. Se esse artigo te ajudou, compartilhe-o em suas redes sociais para ajudar outras pessoas também!

Deixe um comentário