IPVA 2020 RO DETRAN – Consultar Valor, Calendário, Como Pagar

O IPVA 2020 RO é o Imposto sobre a propriedade de um veículo que deve ser pago, anualmente, por todos os proprietários de veículos.

Cada Estado define, de maneira independente, como serão aplicados os recursos do recolhimento do IPVA 2020. Mas de uma forma geral, o dinheiro é revertido para melhorias na infraestrutura dos municípios. Não é diferente no estado de Rondônia.

Se você deseja dirigir tranquilamente com seu veículo no estado de Rondônia e por todo território nacional,  é fundamental que esteja com o pagamento do IPVA regularizado. Confira nosso artigo e veja todas as informações referentes ao IPVA RO 2020.

Detran RO IPVA

O Departamento Estadual de Trânsito do estado de Rondônia, o IPVA Detran RO, é o órgão responsável pela fiscalização, administração, controle, execução e coordenação da política de trânsito, bem como cumprir e fazer cumprir a legislação de trânsito no âmbito do Estado de Rondônia.

IPVA 2020 RO Detran

No site do Detran RO você encontra todas as informações referentes ao IPVA, mas é a Secretaria de Finanças do Estado, a Sefin, o órgão responsável pelo recolhimento do imposto.

A receita do IPVA RO é destinada à realização de investimentos, quer seja em saúde, educação, saneamento básico, rodovias e segurança. Isso significa que, além de manter a situação do carro regularizada, o pagamento também faz melhorias em serviços públicos dos municípios.

Se você tiver alguma dúvida referente ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, é possível entrar em contato com o Detran através dos seguintes dados:

  • Endereço: Rua Doutor José Adelino, nº 4477 – Costa e Silva. Porto Velho – RO.
  • Horário de Atendimento: de segunda a sexta, das 7h30 às 13h30;
  • Telefone: (69) 3217-2575;
  • E-mail: ouvidoria@detran.ro.gov.br.

Como consultar o valor do IPVA RO?

É fundamental que o contribuinte saiba consultar o IPVA RO. A consulta possibilita saber informações sobre multas, débitos, taxas de licenciamento, IPVA, entre outras.

A consulta IPVA 2020 RO pode ser efetuada seguindo o nosso passo a passo a seguir:

IPVA 2020 RO Detran

Passo 1: Acesse o site da Secretaria de Finanças do estado de Rondônia  https://portalcontribuinte.sefin.ro.gov.br/Publico/ConsultaRenavam.jsp


Passo 2: Digite o número de seu Renavam (você o encontra na sua CNH);


Passo 3: Clique em Não sou um robô;


Passo 4: Para concluir, basta clicar em Consultar.


Calendário de Pagamento IPVA 2020 RO

Todos os anos, o Detran RO e os órgãos responsáveis pelo trânsito de Rondônia divulgam a tabela IPVA 2019 RO. É necessário ficar atento, pois o calendário traz informações de prazos, datas limites para pagamento e descontos.

O valor do IPVA é calculado conforme o tipo do veículo. Para chegar ao valor sobre o qual será aplicada uma alíquota, os estados se baseiam em uma tabela produzida pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).

De acordo com o final da placa de seu carro, é possível saber a data limite para o pagamento do imposto através do calendário IPVA 2020 RO. Com os prazos disponíveis, fica fácil se organizar financeiramente para não atrasar o pagamento do IPVA Rondônia.

Saiba Mais:

Como pagar o IPVA RO?

É muito simples efetuar o pagamento do IPVA RO 2020. Você terá que acessar o Portal do Contribuinte no site da Sefin em https://portalcontribuinte.sefin.ro.gov.br/Publico/ConsultaRenavam.jsp.

No site, basta adicionar os números de seu Renavam e clicar em consultar, feito isso, a guia de recolhimento ficará disponível para impressão. Caso não tenha acesso a um computador, não precisa se preocupar, pois o boleto é enviado pelos Correios.

Veja a seguir quais são os bancos autorizados para o recolhimento do IPVA RO:

  • Banco do Brasil;
  • Banco Itaú;
  • Banco do Bradesco;
  • Banco Santander;
  • Casas Lotéricas.

O pagamento pode ser feito de forma integral ou parcelada e é importante que seja feito dentro do prazo estabelecido, para que não ocorra nenhum problema com o seu automóvel. O atraso pode gerar algumas situações desagradáveis como multas, taxas, chegando até a apreensão do veículo.

Para maiores informações sobre o pagamento do IPVA você pode entrar em contato com o Detran IPVA RO ou com a Secretaria de Finanças do Estado de Rondônia no endereço eletrônico https://www.sefin.ro.gov.br/.


Como já foi mencionado em nosso artigo, o IPVA 2020 RO deve ser pago todos os anos e uma dica importante é que no final do ano, antes das festas e férias, o contribuinte já comece a fazer um planejamento do seu pagamento IPVA para evitar possíveis penalidades referentes a atrasos.

Além disso, mantendo o pagamento do IPVA Detran RO em dia,  você garante a segurança e tranquilidade de toda família e contribui com o desenvolvimento de seu estado e município.

Se depois de ter lido nosso artigo ainda restou alguma dúvida, deixe sua mensagem logo abaixo e responderemos o mais rápido possível. Boa sorte!

Deixe um comentário