IPVA 2020 RS DETRAN – Consultar Valor, Calendário, Como Pagar

O IPVA 2020 RS é um imposto estadual cobrado de forma anual a todos os contribuintes que são proprietários de veículos automotores, excluindo aeronaves e veículos marítimos. Dessa forma, se você tem um carro, moto, caminhão, por exemplo, precisará pagar o valor de acordo com o ano de fabricação e a idade de sua propriedade.

O calendário IPVA 2020 RS já está em vigor e isso quer dizer que, se você é proprietário de algum carro, moto, caminhão etc, deverá quitar o tributo para continuar com a situação da sua propriedade regularizada.

O valor do tributo do IPVA varia de Estado para Estado, mas tem como base para o cálculo o valor venal do veículo. Se ocorrer o vencimento IPVA 2020 RS, poderá gerar penalidades para o motorista, que ficará vulnerável a perder pontos na carteira e ter o veículo apreendido pelo Detran RS IPVA.

Para você se conhecer mais sobre o assunto e não correr riscos de enfrentar problemas futuros, fique ligado que logo abaixo trouxemos algumas informações e dicas essenciais sobre o IPVA Rio Grande do Sul. Confira:

Detran RS IPVA

O imposto IPVA RS é totalmente gerenciado pela Secretaria da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul, a Sefaz RS, e recolhido pelo Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul, Detran RS IPVA.

IPVA 2020 RS Detran

É por isso que é totalmente possível conseguir todas as informações relacionadas ao imposto diretamente no site do Detran RS. Logo abaixo se encontram o endereço, telefone para contato e horário de atendimento.

  • Endereço: R. Voluntários da Pátria, 1358 – Floresta, Porto Alegre – RS
  • Horário de Atendimento: 13:00–17:00
  • Telefone: 0800 510 3311

Como consultar o valor do IPVA RS?

A consulta IPVA 2020 RS é realizada através da internet, por meio do site do Detran RS consulta. Todo o procedimento é realizado de forma bem prática e não leva mais do que alguns segundos. Hoje em dia não é mais necessário esperar longos minutos ao telefone ou, até mesmo, horas em filas para obter uma simples informação.

Basta acessar o site do Detran RS IPVA 2020 consulta por placa, inserir as informações do veículo a ser consultado e conferir as informações, como o valor do IPVA RS e outros tributos pendentes.

Logo abaixo, explicamos em um passo a passo todas as etapas necessárias para que você possa acessar o site do Detran e obter as informações desejadas e conseguir realizar a consulta IPVA RS da(s) sua(s) propriedade(s). Confira:

IPVA 2020 RS Detran

Passo 1: Será necessário que você abra uma aba em seu navegador e no campo de navegação, digite o endereço: www.detran.rs.gov.br e clique em Ir.


Passo 2: Assim que a página carregar, você verá um formulário solicitando algumas informações. Você irá informar o número da placa e o RENAVAM do veículo. Depois de preencher esses campos, será necessário marcar a opção que indica que você não é um robô. Após isso, clique em Consultar.


Passo 3: Dentro de alguns segundos será possível verificar a situação do seu veículo. Nessa página, você saberá quanto terá de pagar de IPVA RS nesse ano, além de saber se a sua propriedade está com o tributo atrasado.


Calendário de Pagamento IPVA 2020 RS

O calendário IPVA RS tem como principal intuito informar os proprietários de veículos sobre quais serão as datas para o pagamento do imposto a ser realizado de acordo com o final da placa de seus veículos.

O calendário de pagamento IPVA RS tem como principal intuito informar os proprietários de veículos sobre quais serão as datas para o pagamento ser realizado de acordo com o final da placa de seus veículos.

O proprietário do veículo terá a opção de pagar o IPVA 2020 RS por uma única cota, no qual é possível obter desconto de sob o valor total do imposto, ou então parcelar o valor em até três cotas.

É através da tabela IPVA 2020 RS que será possível saber os dias que o tributo poderá ser pago, de acordo com a forma de pagamento escolhida e o número final da placa do veículo.

Saiba Mais:

Como pagar o IPVA RS?

O pagamento IPVA 2020 RS poderá ser feito em qualquer agência bancária de grande porte. Isso quer dizer que você poderá quitar o seu tributo em qualquer unidade dos seguintes bancos:

  • Banco do Brasil;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Itaú;
  • Bradesco.

Segue abaixo algumas dicas para você não errar na hora de pagar IPVA RS:


Passo 1: Imprima a guia de pagamento no próprio site do Detran IPVA RS. Depois de realizar a consulta do primeiro passo a passo descrito mais acima desse artigo, clique em imprimir a Guia para regularizar situação de seu veículo.


Passo 2: Com a guia e os documentos do veículo, se dirija até uma agência bancária mais próxima, informe que deseja pagar o imposto e entregue os documentos e o valor a ser pago para o funcionário.


Passo 3: Será entregue para você um recibo comprovando que o imposto foi pago. Simples, não é? Não esqueça de guardar esse comprovante.


Se ficou com alguma dúvida sobre o artigo IPVA 2020 RS, deixe um comentário. Se esse artigo te ajudou, compartilhe-o em suas redes sociais para ajudar outras pessoas também!

Deixe um comentário