IPVA 2020 SP DETRAN – Consultar Valor, Calendário, Como Pagar

Comprar um automóvel é o sonho de muitos brasileiros, mas ter um carro significa arcar com grandes responsabilidades, especialmente pagamentos de impostos como o IPVA 2020 SP.

O IPVA SP, Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, é cobrado anualmente dos proprietários ou possuidores de veículos domiciliados no Estado de São Paulo.

Se você deseja rodar tranquilamente com seu veículo nas vias e rodovias do estado de SP e por todo território nacional,  é muito importante que esteja com o pagamento do imposto regularizado. Continue lendo nosso artigo e confira todas as informações referentes ao IPVA SP 2020.

Detran SP IPVA

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo faz parte do Sistema Nacional de Trânsito (SNT) e é o responsável, no estado, pelas atividades de trânsito estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro.

Algumas das funções do IPVA Detran SP são promover a educação para o trânsito, planejar, coordenar, executar e controlar ações relacionadas à habilitação de condutores, documentação e serviços para veículos. Além disso, o órgão gerencia a autuação e a arrecadação de multas.

IPVA 2020 SP Detran

Com relação ao IPVA SP Detran, é possível encontrar todas as informações no site do Detran, porém é a Secretaria da Fazenda a responsável pela arrecadação do Imposto.

É muito importante pagar o IPVA em dias, pois, além de não ter dores de cabeça com possíveis penalidades do atraso, o dinheiro do tributo é direcionado a melhorias na infraestrutura dos municípios do estado de São Paulo.

Veja também:

A receita do imposto é destinada a serviços básicos de que a população necessita: saúde, educação, segurança, transporte, etc.

Se você tiver algum questionamento a respeito do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, é possível entrar em contato com o Detran SP através dos seguintes dados:

  • Endereço:Av. do Estado, 900, Bom Retiro – próximo à estação Armênia do Metrô.
  • Horário de Atendimento: De segunda a sexta, das 7h às 19h. Aos sábados, das 7h às 13h;
  • Telefone:  Ligações dentro do Estado de São Paulo 154; Capital e Grande São Paulo 3322-3333; Interior do Estado 0300-101-3333; e outros Estados e ligações do exterior (11) 3322-3333.

Como consultar o valor do IPVA SP?

O contribuinte pode consultar todos os valores referentes ao IPVA 2020 SP de forma detalhada no site do Departamento Estadual de Trânsito ou no site da Secretaria da Fazenda de São Paulo.

Para realizar a consulta IPVA 2020 SP siga nosso passo a passo a seguir:

IPVA 2020 SP Detran

Passo 1: Acesse o site https://www.ipva.fazenda.sp.gov.br/IPVANET_Consulta/Consulta.aspx;


Passo 2: Aguarde a página carregar e acrescente os números do seu Renavam e da placa do seu veículo.


Passo 3: Escreva os caracteres da imagem no campo apresentado, na ordem em que aparecem, da esquerda para direita e depois clique em Consultar.


O valor IPVA SP também está disponível para consulta, por meio do telefone 0800 170 110.

Calendário de Pagamento IPVA 2020 SP

O Calendário IPVA SP é divulgado pelo Detran, anualmente, e consiste tabelas que informam as datas nas quais os donos de veículo devem realizar seus pagamentos., conforme o final da placa dos veículos.

É preciso ficar atento à divulgação dessas tabelas para que não aconteça atraso no pagamento. A tabela IPVA 2020 SP é publicada nos sites do Detran SP e da Secretaria da Fazenda já mencionados acima.

Como pagar o IPVA SP?

Para veículos usados, o imposto pode ser pago com desconto ou sem acréscimos até a data indicada nas tabelas de vencimentos, conforme final de placa. Já para veículos novos, você pode efetuar o pagamento do IPVA SP por meio de guia de recolhimento, obtida no sistema de emissão de guia , no site http://www.ipva.fazenda.sp.gov.br/ipvanet/.

O pagamento do IPVA deve ser feito nos bancos autorizados, por meio do código RENAVAM, nos diferentes canais de atendimento, como guichê do caixa, autoatendimento, Internet e débito agendado.

O IPVA também poderá ser pago nas casas lotéricas e outros correspondentes bancários. Veja quais são os bancos autorizados para o recolhimento do IPVA 2020 SP:

  • Bancoob;
  • Bradesco;
  • Banco do Brasil;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Citibank;
  • HSBC;
  • Itaú;
  • Safra;
  • Santander.

Antes de gerar a guia de recolhimento de IPVA SP, verifique se o débito foi inscrito em dívida ativa, acessando o endereço eletrônico www.dividaativa.pge.sp.gov.br.  Caso exista débito inscrito, imprima a guia para pagamento do débito no próprio site da Procuradoria Geral do Estado.


Manter o IPVA SP 2020 regularizado faz parte das obrigações anuais de todo proprietário de veículo do estado. Com o imposto em dia, você não terá  problemas com multas, taxas, entre outras penalidades mais graves.

Caso tenha alguma dúvida referente ao que foi tratado neste artigo, deixe a sua mensagem abaixo, para que possamos esclarecê-la o mais breve possível.

Deixe um comentário